JANEIRO BRANCO - Leitura, atividades físicas e até ver um bom filme auxiliam bastante a saúde mental

Pixabay

O Janeiro Branco é um mês de alerta para se manter a saúde mental. Mas como cultivá-la, independentemente dos problemas que surgem no dia a dia? Hábitos diários são fundamentais, pois auxiliam na construção de uma vida para encontrar o equilíbrio da mente, mesmo diante de situações adversas.

A psicóloga Gabriela Nogueira, do Núcleo de Saúde da Assembleia Legislativa de Roraima (ALERR), recomenda atividades que influenciam o cotidiano, como a prática de exercícios físicos, alimentação saudável e equilibrada, aliadas à necessidade de “puxar o freio de mão” e desacelerar.

“É preciso reservar tempo para descanso e momentos de lazer, além de buscar o autoconhecimento por meio da psicoterapia. Essas atitudes ajudam a manter uma vida equilibrada”, explicou.

Fazer o que se gosta é uma boa maneira de aliviar os sintomas do estresse. Filmes e livros, ressalta Gabriela, são ótimos para manter a vida mais leve, principalmente quando estimulam a reflexão e a calmaria.

“Os filmes e livros podem ser considerados um momento de lazer. Eles podem ajudar na redução dos níveis de estresse, estimulação da criatividade, potencialização da memória e a melhorar o humor e o desenvolvimento de senso crítico”, aconselhou.

Ainda de acordo com a psicóloga, é importante escolher o que será consumido, pois alguns conteúdos podem causar gatilhos emocionais negativos. “Mas isso vai depender da história de vida de cada indivíduo”, ressaltou.

Ela recomenda ficar atento ao filme ou livro escolhido. “Ao se deparar com algo que desperta emoções negativas, pode ser a hora de você mudar o filme e a leitura. Analise se vai afetar a sua saúde mental ou não”, orientou.

Atendimentos - O Núcleo de Saúde da Assembleia Legislativa de Roraima tem realizado um trabalho com os servidores da Casa, cuja finalidade é ajudá-los a ultrapassar barreiras que podem influenciar no estresse diário.

As estatísticas do setor mostram que em 2021 houve 1.005 atendimentos, dos quais 393 foram feitos pela psicóloga. “Qualquer servidor que precisar, pode entrar em contato com o setor por ligação ou Whats, das 7h30 às 18h, para agendar”, disse Elissandra da Silva, chefe do Núcleo de Saúde, ao ressaltar que a procura contínua sendo significativa.

Os atendimentos ocorrem das 8h às 17h e o agendamento pode ser feito por meio do número (95) 98402-4653.

Fonte: ALERR

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem