Desse contingente, 70% estão em Boa Vista (RR). As demais estão em São Paulo (SP) e em Manaus (AM) - Foto: Visão Mundial
Segundo a Organização Internacional para as Migrações, há cerca de 586 mil venezuelanos vivendo no Brasil. De 2016 até junho de 2024, 9% de todos os atendimentos em unidades públicas de saúde foram para pacientes venezuelanos.
Com isso, a ONG Visão Mundial, organização humanitaria fundada em 1950 e presente no Brasil há mais de 40 anos, desenvolveu o projeto Ven, Tú Puedes, em parceria com Bureau of Population, Refugees and Migration (PRM), que desde desde março de 2018, atua nas cidades de Boa Vista e Pacaraima, estado de Roraima, a principal porta de entrada na rota migratória de venezuelanos para o Brasil.
Já são mais de 7.200 pessoas beneficiadas pelo projeto. Desse contingente, 70% estão em Boa Vista (RR). As demais estão em São Paulo (SP) e em Manaus (AM). O objetivo do projeto é fortalecer a família, a partir da geração de renda. Por meio de capacitações e apoio, auxiliam chefes de família, homens e mulheres, a terem um meio de subsistência e, assim, prover um ambiente mais seguro a seus filhos.
No Amazonas, o público atendido é a população de refugiados e migrantes venezuelanos que está em abrigos. Já em São Paulo, a prioridade são migrantes que estão nos centros de acolhida voltados à população em situação de rua, mantidos pela prefeitura. Em Boa Vista, os refugiados venezuelanos prioritariamente atendidos pelo projeto estão vivendo em ocupações espontâneas em alta situação de vulnerabilidade.
Sobre a Visão Mundial (World Vision)
A World Vision, conhecida no Brasil como Visão Mundial, é uma organização humanitária cristã dedicada a trabalhar com crianças, famílias e suas comunidades para atingir todo o seu potencial, combatendo as causas da pobreza e da injustiça. A Visão Mundial serve a todas as pessoas, independentemente de religião, raça, etnia ou gênero. A organização está no Brasil desde 1975 atuando por meio de programas e projetos nas áreas de proteção, educação, advocacy e emergência, priorizando crianças e adolescentes que vivem em situações de vulnerabilidade. Para mais informações: http://www.visaomundial.org.br/ .
- Via Visão Mundial
Tags:
Social